terça-feira, 14 de setembro de 2010

A reflexão abaixo foi elaborada pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio sob a orientação da professora Lucilene, da disciplina de Sociologia.

 Reflexão sobre consumo, consumismo e felicidade, relacionada aos meios de comunicação partindo da frase: “Vem ser feliz” do Magazine Luiza


A frase quer passar a idéia de que se você não adquirir o produto, não pode ser feliz. A felicidade não pode estar relacionada ao que consumimos e sim ao que sentimos, ao que conquistamos e não ao que compramos. Porém, há pessoas que não possuem esse modo de pensar, devido ao modo de vida que levam, da criação e do meio em que vivem.

Nós vivemos num mundo cada vez mais globalizado e através de inúmeros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors e internet, a mídia tem realizado o seu trabalho de convencer as pessoas a consumir. Para isso utiliza-se de alguns artistas famosos e queridos que incentivam o público a comprar .
O ser humano nasce e cresce vivenciando esse mundo manipulado pela mídia e acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquirem determinadas marca de roupas, carro, jóias etc. Devemos combater o consumismo iniciado pela mídia, ou seja, cada individuo possui um senso critico diferente, possui uma visão de mundo e determina seu caminho para a felicidade.
A frase “Vem ser feliz”, faz com que as pessoas, comprem tal produto pelo fato de acreditarem trazer a felicidade a ela e a sua família.

Texto produzido pelos alunos:
Bruno Melo; Guilherme; Ingrid; Jessica e Lidia,
Da 2ª série do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.