terça-feira, 14 de setembro de 2010

Esta é outra produção sob a orientação da professora de Sociologia, Lucilene. A aluna Michelly D'Alambert da 3ª série do Ensino Médio fiz uma dissertação sobre o tema  "A Copa do Mundo e a Sociedade".

A copa do Mundo é um evento futebolístico que ocorre de quatro em quatro anos e reuni nações do mundo inteiro. Um evento que causa efeitos em toda a sociedade, agradando os fanáticos e chamando a atenção até dos mais desinteressados. Um momento de confraternização, expectativa, alegria, festa e torcida. As pessoas se reúnem como uma só grande família para assistir os jogos, decorar as ruas, acompanhar resultados e tendem a consumir compulsivamente qualquer produto ligado a esse evento.


Porém, algo que parece inofensivo como uma competição de futebol entre países, acaba por ser algo que atrapalha a vida das pessoas, se já não bastasse nos dias dos jogos onde a rotina é totalmente alterada em função de algumas horas de jogo. O ano todo é praticamente anulado, mesmo que ocorra algo no ano de Copa a população acaba por não dar importância para isso.

Como exemplo é possível notar este ano de 2010, que por coincidência é ano de eleição, mas que acaba sendo esquecido, pois a população mesmo após o termino do evento continua o assunto com frases do tipo “quem será o próximo técnico” ou “quais jogadores deverão ser convocados para a próxima copa”, isso levando em conta que a próxima copa só ocorrerá daqui a quatro anos e é um evento que em nada melhorará nossa condição de vida, ao contrario das eleições que acontecerão ainda esse ano e afetarão nossa vida diretamente.

Toda essa situação acaba por comprovar o quanto o povo brasileiro é inconseqüente e o quanto o julgamento sobre o que é ou não importante está errado. Da forma que ocorre parece que especificamente no ano de copa os problemas desaparecem, mas não, a fome, o desemprego, a desigualdade, a criminalidade e outros continuam piorando a cada dia que passa e acabar ou apenas diminuir todos esses problemas também é responsabilidade da população como um todo.

Sendo assim, a menos que a sociedade se conscientize e comece a valorizar o que realmente importa, o que muda em nossas vidas e está presente no nosso cotidiano e festeje, torça, comemore sim esse evento que chama tanta atenção das pessoas, mas não faça disso um assunto que passe por cima de fatos importantes, a menos que isso aconteça a vida dos brasileiros só vão piorar em conseqüência de escolhas e atitudes irracionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.